Kihon Geiko

KIHON GEIKO – Treino básico

Executado no inicio de cada aula após o Junbi Undo (aquecimento).

Cada movimento é repetido 30 vezes.

Os iniciados devem aprender a executar o movimento de forma correcta, corrigindo a postura, o impacto do golpe, a rotação das ancas, etc., só depois se deve juntar a velocidade e a força.

Deve ter atenção à posição de Sanshin Dachi que deve ser sólida, mantendo-se o Tanden (abdómen) contraído, utilizando as ancas e as articulações das pernas para impulsionar o ataque ou a defesa com eficácia.

Uma dica para a execução correcta de Sanchin Dachi: colocar uma bola de ténis entre os joelhos e executar ataques e defesas de braços, sem fazer a bola cair.

ATAQUES COM OS PUNHOS (SEIKEN) E COM OS PUNHOS INVERTIDOS (URAKEN)

POSIÇÃO SANCHIN DACHI MIGI (Direita)

SEIKEN CHUDAN ZUKI – Murro frontal ao nível médio (altura do estômago)

SEIKEN JODAN ZUKI – Murro frontal ao nível alto (altura do rosto)

URAKEN SHOMEM UCHI – Murro invertido frontal (altura do nariz)

URAKEN SAYU UCHI – Murro invertido lateral (altura da face)

URAKEN HIZO UCHI – Murro invertido lateral (altura das costelas – baço)

URAKEN MAWASHI UCHI – Murro invertido circular, altura da face

SEIKEN AGO UCHI – Murro com o punho, frontal, altura do queixo.

POSIÇÃO KIBA DACHI – (Posição de cavaleiro)

SEIKEN SHITA ZUKI – Murro frontal baixo, altura do estômago, mas com o dorso da mão virado para baixo.

HIJI UCHI – Cotovelada circular, altura da face.

DEFESAS (U K E)

POSIÇÃO SANCHIN DACHI MIGI (Direita)

SEIKEN JODAN UKE – Defesa Ascendente, defendendo a face.

SEIKEN CHUDAN SOTO UKE – Defesa de fora para dentro, defendendo o estômago.

SEIKEN CHUDAN UCHI UKE – Defesa de dentro para fora, defendendo o estômago.

SEIKEN GEDAN BARAI – Defesa de cima para baixo, defendendo o baixo ventre, e ou o abdómen.